|
||
Este formulário, apesar de ter o nome voltado para o fechamento, efetua simultaneamente o fechamento do caixa atual e a abertura de um novo caixa. Desta forma, sempre existirá um caixa aberto. Veja abaixo o formulário:
Data - Data do novo caixa.
Esta data não poderá ser superior a data atual do sistema operacional nem inferior ao último caixa.
Se a data informada não for seqüencial comparada com a data do último caixa, o usuário será alertado.
Supondo que o sistema ficou parado por dois dias e a data do Caixa está como dia 10, por exemplo, mas hoje já são dia 12. Ao fechar o caixa, mesmo que seja sugerido a data do dia 12, deve-se alterá-la para o dia 11, abrindo assim o caixa do dia 11 e fazendo todos os lançamentos necessários, após isto feche novamente o Caixa e abra o do dia 12. Isso é importante para que não se pule o Caixa do dia 11. Contudo, para estabelecimentos que fecham em determinados períodos do ano, não é necessário processar o caixa dia-a-dia, basta apenas abrir o caixa na data atual. O sistema irá alertá-lo sobre o ordem não seqüencial, entretanto você pode desconsiderá-la.
Responsável - Identificação do usuário responsável pelo posterior fechamento do caixa.
Podem acontecer neste caixa lançamentos e recebimentos, entre outros, por outros usuários. Cada lançamento ficará registrado para o usuário que o realizou. Contudo o responsável pelo Caixa estará centralizando toda a parte financeira e tendo uma responsabilidade geral pelo Caixa.
Fundo - Informação sobre o valor no fundo de caixa, ou seja, valores para troco, pagamentos, sangrias, entre outros. Este valor é apenas informativo, não interfere no saldo do Caixa.
Ações que são executadas no fechamento do caixa:
1) Backup do sistema conforme parâmetros em "Parâmetros - Geral - Backup"
2) Integração com o Financeiro caso o parâmetro específico esteja ativado no Módulo Financeiro.
3) Envio de e-mail com o Relatório de Caixa em anexo. Caso o e-mail específico em Parâmetros - Hotel - Caixa esteja preenchido.
4) Cancelamento de reservas vencidas, caso o parâmetro "Cancelar Reservas Vencidas" esteja marcado em Parâmetros - Hotel - Preferências.
É importante que os usuários estejam solucionado os alertas do sistema, mesmo que para isso precisem acionar o Suporte do ADMH. Todos os alertas são importantes. Por isso, procuramos chamar a atenção dos usuários ao fechar o caixa. Caso existam alertas em aberto será apresentada a seguinte mensagem:
Importante: Esta mensagem não impede o fechamento do caixa, é apenas informativa.