ADMH 4.9

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Parâmetros na aba "Preferências I":

 

 

 

Preferências Gerais - Útil para Hotéis e Restaurantes

 

Abre o extrato na abertura da conta - ao efetuar um check-in ou walk-in será automaticamente aberto o extrato da conta para visualizar o lançamento das diárias ou acrescentar novos lançamentos.

 

Exibir observações no Extrato da Conta - as observações digitadas na aba "Obs" da unidade ou da avulsa serão exibidas no extrato da conta.

 

Desativar todos os alertas e Exibir caixa de alertas - Relacionado a Alertas.

 

Se preenchido o CPF/CNPJ deve ser válido - O campo CPF/CNPJ no cadastro dos Clientes, Agentes, Fornecedores e Funcionários, seguem a validação da aba de parâmetros Clientes. Os demais locais onde é necessário preencher este campo podem ser validados através deste parâmetro.

 

Exibir abas de formulários abertos no menu principal - Marque esta opção para facilitar a transição entre os formulários abertos, conforme mostra a figura abaixo:

 

 

Bloquear o sistema após 15 minutos de inatividade - Caso você deixe de movimentar o mouse por mais de 15 minutos o sistema bloqueia abrindo o formulário de login. Desta forma, você aumenta a segurança de seu usuário impedindo que outras pessoas utilizem o sistema em seu nome.

 

Preferências de Hospedagem - Apenas meios de hospedagem

 

Verificar Lista de Vistoria antes do Check-Out - não será permitido o check-out com itens na lista de vistoria da conta.

 

Vincula pessoas a relação de Hóspedes - marque este parâmetro caso deseje que ao cadastrar os hóspedes a quantidade de pessoas seja atualizada.

 

Evidenciar nome da UH - Marque esta opção para que o campo "Nome" no Cadastro de Unidades possa ser exibido no maior número de lugares possíveis.

 

Fechar uma hospedagem apenas com o agente definido - não poderá ser feito o check-out sem o campo agente definido.

 

Considerar LIVRES apenas as Unidades Limpas - só irá considerar livres as unidades que além de não estarem ocupadas ou reservadas não estejam na governança como sujas, em limpeza ou em manutenção.

 

Cancelar Reservas Vencidas ao fechar caixa - com esta opção marcada as reservas que não foram realizadas (no-show), depois de três dias serão excluídas no momento do fechamento do Caixa.

 

Orçamento desconsidera reserva "Não confirmada" - Para cálculo da quantidade de unidades disponíveis no orçamento, não serão considerados os bloqueios ou reserva não confirmadas.

Do ponto de vista da disponibilidade e estatísticas, nada será alterado.

 

SNRH - Sistema Nacional de Registro de Hóspedes

 

Chave SNRH - O preenchimento deste campo é fundamental para utilizar a integração com o Ministério do Turismo para enviar as FNRH via internet. Esta chave deve ser solicitada ao Ministério do Turismo e esta disponível para as empresas cadastradas no CADASTUR.

 

Mapa de Contas

 

Detalhes - Edite aqui os símbolos e nomes dos detalhes do cliente que aparecem no Mapa de Contas.

 

 

Abrir automaticamente - o Mapa de Contas será aberto assim que o programa for iniciado.

 

Seleção padrão para o Mapa de Contas - na abertura do Mapa de Contas pode ser exibido "Todas as Contas", "Apenas as contas Abertas", "Apenas as Unidades", "Apenas as Mesas" ou "Apenas as Avulsas".

 

Mapa de Hospedagem

 

Modelo do Mapa de Hospedagem (antigo) - Define o modelo do Mapa de Hospedagem (antigo).

 

No modelo 1 só aparece a imagem, no modelo 2 aparece a imagem e um texto abaixo. Contudo, o texto depende do espaço disponível. O ideal é fazer um teste e verificar a melhor opção. Lembrando que o mais interessante é utilizar o Novo Mapa de Hospedagem.

 

Número de dias inicial - Quantidade de dias que ele deverá iniciar o mapa. Isso ajuda a definir um padrão que se adapte ao resolução do seu computador.

 

Alarme

 

Computador exclusivo para Alarme - Apenas no computador especificado aqui o Serviço Despertar irá emitir o alarme. Clique duplo para preencher com o nome do computador em uso.

 

Parâmetros na aba "Preferências II":

 

 

Cálculo e lançamento da diária

 

Forma de cálculo e lançamento da diária (como padrão) - neste parâmetro é possível determinar se a diária será calculada automaticamente, como será este cálculo e como será lançado na conta do hóspede:

 

 

Cálculo:

1) Manual - o usuário deverá digitar o valor da diária.

2) Tarifário Básico - o usuário receberá o valor da diária pelo tarifário básico.

3) Tarifário Completo - o usuário receberá o valor da diária pelo tarifário completo.

4) Tarifário Especial - o usuário receberá o valor da diária pelo tarifário especial.

 

Forma de Lançamento:

1) Diária fixa (média) - será lançado o valor do campo diária da hospedagem;

2) Diária variável - a cada dia será lançada a diária correspondente;

3) Pacote - será lançado o total de diária no check-in.

 

Rodar a diária automaticamente - Define o horário que a rotina "Rodar Diária" será executada.

 

Para utilizar um horário para rodar a diária é preciso definir no parâmetro "Lançamento das diárias na Entrada" a opção "Somente a primeira", isto porque, no check-in será lançada a primeira diária e pela rotina "Rodar Diária" serão lançadas as demais.

 

Computador exclusivo para rodar diária - caso tenha optado por rodar a diária automaticamente e utiliza o sistema em rede é fundamental definir o computador principal onde a diária será rodada. Lembre-se que este computador precisará estar ligado no momento de rodar a diária com o ADMH aberto.

 

Prorrogar o check-out automaticamente ao rodar a diária - Este parâmetro é indicado para meios de hospedagem que não trabalhem com reservas. Isto porque este parâmetro permite que ao rodar a diária a data de saída de uma hospedagem seja automaticamente estendida para o dia seguinte. Este recurso é útil para hotéis executivos cujo representante comercial, por exemplo, não tem uma definição exata de sua saída. Sendo assim o recepcionista preenche a data de saída como sendo para o dia seguinte e vai todo dia prorrogando a saída do hóspede para mais um dia caso ao rodar a diária automaticamente ele ainda esteja no hotel.  Contudo, quando se tem reservas, este recurso pode sobrepor uma reserva que coincidentemente estava prevista para o mesmo dia em que a ocupação foi estendida gerando um over.

 

Se este parâmetro estiver ativo, é recomendado rodar a diária dos apartamentos apenas com uma tolerância em relação ao horário padrão de check-out. Por exemplo, se o horário de check-out padrão for 12hs, é recomendado rodar a diária as 15hs por exemplo, isto porque caso haja um atraso na saída do hóspede não será necessário efetuar estornos de diária.

 

Lançamento das diárias no Check-in - no momento do check-in ou walk-in o sistema pode ou não lançar a diária na conta do cliente. Veja:

1) Nenhuma - não será feito nenhum lançamento de diária, inclusive taxa de turismo.

2) Somente a Primeira - será lançada a primeira diária. Este é o ideal para quem utiliza a rotina Rodar Diária.

3) Todas - Detalhado - no caso de três diárias serão feitos 3 lançamentos, uma para cada diária em sua data respectiva.

4) Todas - Acumulado - no caso de três diárias será feito um lançamento com a quantidade 3, totalizando também as três diárias.

Veja mais informações em "Como lançar a diária na conta do hóspede?".

ao fazer esta escolha é preciso levar em consideração a forma de trabalho e o perfil do cliente.

nas opções 3 e 4 acima, caso o hóspede deseje continuar, deve-se lançar as novas diárias manualmente.

 

Produto para Taxa de Turismo - Este parâmetro defini o produto que será lançado juntamente com a diária. Este tipo de cobrança é comum em cidades que possuem um Convention Bureau ou instituição semelhante.

 

Produto para No-Show - Quando o cliente de uma reserva não comparece no hotel dizemos que houve um no-show. Contudo, é possível que o no-show seja remunerado. Isso vai depender da política do hotel em relação a esta questão. Em alguns casos o hotel não devolve o adiantamento, em outros casos cobra o valor de uma diária, etc. Alguns hotéis zeram a diária e lançam o valor da multa na conta do cliente. Para que o sistema identifique que este valor faz parte da receita de diária e considere-o nas estatísticas, é preciso identificá-lo aqui.  Quando o sistema for gerar as estatísticas de diária, irá somar todos os lançamentos efetuados com este produto.

 

Governança

 

Governança automática - marque esta opção caso deseje que as unidades tenham a governança alterada para "SUJA" nos check-out, transferências e liberação de unidade.

 

Horário para passar os apartamentos ocupados para Sujo - defina aqui um horário em que deseja que as unidades ocupadas tenham a governança alterada para "SUJA".

 

Padrões para hospedagem - É possível definir o preenchimento padrão para uma hospedagem conforme sua necessidade. O ideal é escolher o preenchimento mais utilizado para cada campo. Desta forma, poderá tornar o processo mais prático e rápido.

 

a alimentação padrão precisa ser uma das alimentações selecionadas na aba "Parâmetros - Hotel - Alimentação"