ADMH 4.9

Tipos de Insumos

Ocultar o Painel de Navegação

Tipos de Insumos

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Tipos de Insumos

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 Os insumos, no ADMH, podem ser divididos em 3 tipos diferentes:

 

1) Uso e Consumo - são insumos utilizados e consumidos nas diversas atividades da empresa, mas que não são vendidos aos clientes, ou não fazem parte da ficha técnica dos produtos. Exemplo: Sabão em pó, desinfetante, arroz, feijão, óleo, sal, temperos, etc.

 

2) Revenda - são insumos que serão vendidos aos clientes em sua forma original. Exemplo: refrigerante, cerveja, doces e chocolates para venda, bebidas alcóolicas e não alcóolicas, quentes e frias, etc.

 

3) Imobilizado - são máquinas, equipamentos, utensílios, entre outros, com características de patrimônio. Exemplo: liquidificador, botijão de gás, máquina de lavar, frigobar, televisores, etc. Mantido apenas para compatibilidade com versões anteriores mas não sugerido.

 

A classificação de um insumo pode variar conforme o uso. É possível que um estabelecimento utilize um vinho apenas numa receita de um prato, sendo assim, trata-se de um insumo de uso e consumo. Entretanto, caso este vinho seja utilizado para venda ao cliente, será considerado como de revenda.

 

O imobilizado pode também ser registrado diretamente através da duplicata utilizando uma conta contábil do imobilizado (consulte o tópico contabilização de títulos e movimentos no módulo financeiro). Este tipo de registro é mais recomendado que pelo estoque. Um exemplo bastante comum é a aquisição de materiais de construção para reformas e ampliações. Imagine que durante uma reforma estará adquirindo por exemplo, cimento. Para dar entrada neste cimento precisaria cadastrá-lo como um insumo, dar entrada pela compra, gerando assim as duplicatas. Contudo, fora o cimento, são centenas de insumos que precisaria cadastrar durante a obra e posteriormente teria seu cadastro complexo, perdendo o foco nos insumos ligados a sua atividade fim. Outro problema é que, ao dar entrada nestes insumos, estaria criando um saldo de estoque deles. Imagine que durante sua reforma foram comprados 300 sacos de cimento, mas eles não estão no estoque, foram utilizados durante as obras. Você precisaria dar baixa neste estoque. Por outro lado, tudo isso pode ser simplificado dando entrada pelo financeiro através do contas a pagar contabilizado como ativo. Independente da forma como o imobilizado será registrado ele poderá ser visualizado no Balanço Patrimonial (módulo financeiro).