ADMH 4.9

Setores

Ocultar o Painel de Navegação

Setores

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Setores

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 O setores, além de funcionarem como estoques setoriais com base no Módulo Estoque, podem ser ainda centros de custos e receitas. Por isso eles assumem uma importância muito grande na forma como os custos e as receitas serão agrupadas nos relatórios de resultado. Desta forma, é preciso planejar este cadastro levando em consideração os seguintes aspectos:

 

1.Cada setor abre a oportunidade de se criar um estoque setorial transferindo para ele insumos. Sendo assim, caso você deseje que o "Restaurante" tenham um estoque independente do almoxarifado, precisará criar um setor chamado "Restaurante". Se deseja estoques independentes, crie setores independentes.
2.Ao se baixar um insumo pela ficha técnica, o setor de baixa deste insumo receberá a receita da venda para fins de demonstrativo de resultado. Isso significa que, por exemplo, caso você opte por controlar o estoque do Restaurante, mas não quiser trabalhar a requisição para este setor, efetuando as baixas pelo almoxarifado, no DRE as receitas serão agrupadas para o almoxarifado. Para simplificar este raciocínio entenda da seguinte forma: se deseja controlar receitas por setor procure controlar o estoque também pelo setor.
3.Ao se requisitar insumos para os setores e efetuar as baixas de consumo, os custos destes insumos serão considerados custos indiretos para efeito de relatórios de custos e DRE. Aqui vale a mesma consideração do item anterior: se deseja controlar custos por setor procure controlar o estoque também pelo setor.

 

 A princípio um cadastro aparentemente simples tem uma importância bem mais ampla. Isso se deve ao fato de que todo o sistema é integrado e que o módulo financeiro tem o compromisso de encaixar todos os processos de forma a se obter um resultado final consistente. Contudo, para tornar este entendimento mais simples, você pode seguir a seguinte dica: se deseja controlar os custos de um determinado setor precisa requisitar para ele e efetuar as vendas (caso existam) baixando no próprio setor.

 

Caso tenha dificuldades com alguns conceitos relacionados ao Módulo Estoque, sugerimos que leia o tópico SOBRE O ESTOQUE.        

 

 Veja abaixo o formulário de cadastro de setores:

 

 

 

Descrição do Setor - campo para o nome do setor.

 

Exige Ficha Técnica do Produto - o sistema entende que os produtos com baixa de estoque por este setor devem ter ficha técnica do produto. Ou seja, estes produtos obrigatoriamente precisam baixar um insumo no estoque. Veja a aba do formulário PDVs do cadastro de produtos:

 

 

Grupo de Resultado - para efeito de agrupamento no DRE você pode agrupar os setores em: Hospedagem, Alimentos&Bebidas, Eventos e Outros.

 

Custo para Consumo Interno - Pode-se definir uma porcentagem para levantamento de custo aproximando de lançamentos efetuados através de Pontos de Vendas relacionados a este setor. Desta forma, mesmo sem utilizar o módulo estoque, responsável pelo custo, é possível definir uma taxa de custo para o relatório de Consumo Interno. Imagine, por exemplo, que foi vendida uma cerveja pelo frigobar (R$ 3,00), e dado baixa no setor frigobar, assim, conforme a porcentagem (30%), será lançado nos custos de consumo interno o valor correspondente (R$ 0,90).