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Editar Hospedagem

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      A edição da hospedagem se processa para a Reserva, Walk-in e Ocupação de forma muito semelhante. Conheça abaixo o formulário da hospedagem:

 

Cabeçalho - Sempre visível para facilitar a identificação:

 

 

Titular - Nome do titular da conta, normalmente o hóspede. Ao se efetuar uma nova hospedagem será relacionado o nome de todos os titulares. Desta forma, é possível identificar que uma pessoa, por exemplo, está retornando ao hotel. Contudo, esta lista é apenas uma sugestão, caso não encontre o nome, continue digitando o nome do novo titular.

 

Entendendo a diferença entre Titular, Cliente e Hóspede:

a) Titular: responsável pela hospedagem quer seja uma pessoa física ou jurídica, ou mesmo o nome de um grupo, por exemplo.

b) Cliente: aqueles titulares que você decidiu inserir no Cadastro de Clientes para futuros contatos.

c) Hóspede: lista de pessoas que irão ocupar o apartamento inseridas na aba "Hóspedes".

 

Essa diferenciação é necessária porque em alguns casos, por exemplo, o titular é o pai, mas os hóspedes são seus filhos. Em alguns casos, o titular é preenchido com identificações genéricas como: "FAMÍLIA SILVA", "GRUPO DO BANCO", etc. Em muitos casos, não há interesse de cadastrar todos os hóspedes, mas apenas um deles.

 

Agente - agenciador da conta, seja pessoa física, agência de viagens, operadora ou similar. O mais importante é que, ao se definir o agente a conta passa a ser dividida em subcontas: cliente e agente. Desta forma, você pode ter lançamentos e recebimentos em ambas as subcontas, cada uma com um saldo independente. Veja na figura abaixo os botões no extrato da conta, onde com um simples clique você pode mudar de subconta:

 

Grupo - Grupo da Reserva.

 

Entrada (in) - inicialmente com a data atual e horário de "12:00".

 

Dias - Número de dias entre a entrada e saída (maior que zero).

 

Saída (out) - inicialmente com a data atual acrescida de um dia e horário de "12:00".

 

No Walk-In a data e horário de entrada recebem a data e horário atual.

No Walk-In a data de entrada só pode ser retroagida até a data do caixa atualmente aberto.

Em ÚTIL: Parâmetros do Sistema: Hotel: Preferências: Padrão para Hospedagem, é possível definir um horário de entrada e saída padrão.

Para utilizar datas e horários livres marque no Cadastro de Usuários na aba Hospedagem a permissão "Modo Off-line". Mas lembre-se do alerta específico.

 

UH - número da unidade habitacional.

Na aba "Disponibilidade" você poderá visualizar as unidades que estão livres para o período e tipo de UH da hospedagem.

Na aba "Disponibilidade" você poderá criar, por exemplo, uma reserva com mais de uma unidade, um Grupo de Reserva.

 

Preferida - determina que a escolha desta unidade não foi aleatória mas uma escolha do cliente ou do setor de reserva. Desta forma, em diversos locais onde é possível fazer a transferência de unidade, a mesma não será permitida, até que se desmarque esta opção. Assim, é possível dificultar a troca de unidade mantendo a preferência.

A troca da reserva ou ocupação para outra unidade pode ocorrer normalmente, desde que se desmarque esta opção.

 

Canal de Vendas - determina o canal de venda da hospedagem.

 

Identificador - Identificador da reserva, do cupom de venda coletiva, etc, conforme necessidade.

 

Reserva Confirmada - define se a reserva é confirmada ou não. As reservas não confirmadas aparecem no Mapa de Hospedagem na cor cinza e as confirmadas na cor amarela. No Mapa de Contas as reservas em geral aparecem de amarelo, mas as confirmadas possuem um . Nas seleções de conta em geral as confirmadas aparecem com o ícone e as não confirmadas com o ícone .

Na Seleção de Reservas é possível filtrar apenas as reservas confirmadas, inclusive pelo período de confirmação. Pode-se ainda identificar a antecedência que é o número de dias entre a confirmação e a chegada do cliente.

 

Data Limite (deadline) - Após esta data, caso o pagamento não seja confirmado, sua pré-reserva será listada para cancelamento. Desde que seu usuário esteja com esta permissão ativada. Veja mais informações em Central de Notificação de Reservas.

 

 

 Abas Diversas

 

Aba Disponibilidade

Aba Hóspedes

Aba Hospedagem

Aba Titular

Aba Agente

Aba Observação

Aba Governança

Aba Recado

Aba Outros

Aba Troca de Enxoval

Aba Histórico

Aba Transfer

 

Botões

 

 

Confirmar - grava os dados.

 

Check-In - no caso da reserva, para efetuar o Check-In.

 

Extrato - abre o extrato da conta.

 

Cancelar Reserva - abre o formulário de cancelamento de reserva.

 

Excluir - Exclui uma conta fechada.

É preciso ter a consciência de que todos os registros de lançamentos, recebimentos, log de usuários, prévias de adiantamento, entre outros, serão excluídos, não permanecendo nenhuma referência a hospedagem em questão. Esta ação compromete as estatísticas, o faturamento, entre outros dados.

 

Copiar - Copia os dados da reserva atual para uma nova. Ideal para acrescentar um novo apartamento na reserva sem precisar redigitar todos os dados novamente.

 

Enviar E-mail - Lista os modelos de e-mail relacionados as hospedagens.

 

FNRH - imprimi a Ficha de Registro de Hóspedes. Clicando diretamente no botão abre o modelo antigo. Clicando do menu lateral lista os modelos de e-mail relacionados ao grupo de FNRH.

 

Ao clicar neste botão a partir da hospedagem o sistema tentará preencher a ficha de forma automática, buscando os campos já preenchidos e procurando o titular no cadastro de clientes para preencher os dados do mesmo.

 

Log - Lista todos os Logs de usuários referente a esta hospedagem.