ADMH 4.9

Competência

Ocultar o Painel de Navegação

Competência

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Competência

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 A competência é a definição do exercício a que as receitas ou despesas pertencem. Imagine que no dia 10 de julho chegue a conta de luz. A competência atual é Julho/2010, contudo, esta conta pertence a uma competência anterior Junho/2010, pois esta despesa foi incorrida ou realizada no mês de junho. No formulário abaixo é possível visualizar a competência que foi cadastrada:

 

 

Entretanto, existem alguns parâmetros da competência que determinam como os resultados serão apurados pelo DRE. Estes aspectos pode ser visualizados no formulário abaixo:

 

Ano e Mês - Exercício da competência.

 

Parâmetros de Resultado que interferem no DRE:

 

 Estes parâmetros são utilizados por empresas que já possuem um nível de detalhamento dos resultados mais apurado. Na prática, o resultado geral continua sendo o mesmo, contudo pode-se ratear custos e receitas entre os setores. Desta forma, é possível criar um DRE de um setor de forma individual sabendo, por exemplo, se o "Restaurante", de forma isolada é rentável ou não. Contudo, esta estrutura precisa ser analisada de forma completa, pois, desde a criação do setor, dos pontos de venda, da requisição dos insumos, das regras e critérios de rateio, entre outros, esta estrutura precisa ser planejada.  

 

Custo Direto e Indireto lançado Manualmente - Os valores definidos aqui serão acrescentados no DRE (geral) da competência em questão. Este recurso é importante para corrigir possíveis distorções de resultado.

 

No DRE este custo será exibido como "CUSTO LANÇADO MANUALMENTE".

 

Custo de Alimentação - Parâmetros voltados para os meios de hospedagem onde é possível distribuir a receita e o custo com alimentação do hóspede.  Para isso é preciso definir a quantidade de cada alimentação servida na competência (utilize para isso o relatório Informações Gerenciais do módulo Hotel), definir o setor de origem (de onde será reduzida a receita ou custo) e o setor de destino (onde será acrescida a receita ou custo).

 

No DRE este rateio será exibido como "CUSTO DE ALIMENTAÇÃO" e "RECEITA DE ALIMENTAÇÃO".

 

Rateio de Custo Indireto entre setores - Nesta aba, conforme mostra a figura abaixo, é possível transferir o custo Indireto de um setor de origem para um setor de destino. Por exemplo, você pode entender que todo o custo indireto do setor "Cozinha" na verdade deve ser transferido para o setor "Restaurante", visto que, considera mais justo confrontar a receita do restaurante com os custos do restaurante. O diferencial desta aba é que ela trabalha com porcentagens.

 

No DRE este rateio será exibido como "RATEIO DE CUSTO".

 

Rateio de Despesas para Setores - Nesta aba, é possível, por exemplo, ratear (distribuir) o custo da conta contábil "Energia Elétrica" entre os setores que julgar necessário. Geralmente são definidos critérios de rateio para a energia, água, telefone, entre outros. Veja no formulário abaixo o campo despesa, onde será definida a conta contábil, o setor destino, para onde será rateado a porcentagem da despesa definida no campo seguinte. Mas uma vez a referência é percentual:

 

 

No DRE este rateio será exibido como "RATEIO DE DESPESAS".

 

Apropriação entre Setores (Custo Indireto e Receita) - Nesta aba é possível apropriar o custo indireto ou uma receita de um setor (origem) e transferir para outro (destino). Contudo, não se trata de uma porcentagem mas de um valor fixo. Este recurso pode ser utilizado, por exemplo, para fazer ajustes de eventos onde se deseja transferir para o setor "eventos" os custos que foram gerados na "cozinha".

 

 

No DRE esta apropriação será exibida como "APROPRIAÇÃO DE RECEITA" e "APROPRIAÇÃO DE CUSTO".