ADMH 5.0

Rodar Diária

Ocultar o Painel de Navegação

Rodar Diária

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Rodar Diária

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

      Esta rotina tem a finalidade de analisar todos os apartamentos ocupados cujas datas de saída são maiores que a data analisada (data do caixa atual) e definir em quais deve lançar a diária, diferença de diária e taxa de turismo. Contudo, além de listar as unidades que devem receber a diária ele lista também as que não receberão o lançamento e suas respectivas justificativas. Veja o formulário abaixo, onde apenas as linhas em branco receberão o lançamento da diária:

 

 

Para que seja lançada a diária e a taxa de turismo (caso se aplique) em uma unidade é preciso:

 

a) que o valor do campo diária/diferença de diária na hospedagem seja maior que zero;

b) que a previsão de check-out da hospedagem seja para uma data futura (maior que a data analisada);

c) que não tenha sido feito, nesta data, nenhum lançamento manual de diária nesta hospedagem;

d) que não tenham sido feito, nesta data, nenhum lançamento automático de diária (inclusive check-in).

 

Esta rotina que será executada quando marcado o parâmetro Rodar a Diária Automaticamente.

Se o parâmetro "Prorrogar o check-out automaticamente ao rodar a diária" estiver ativo (Parâmetros - Hotel - Preferências), é recomendado rodar a diária dos apartamentos com uma tolerância em relação ao horário padrão de check-out. Por exemplo, se o horário de check-out padrão for 12:00h, é recomendado rodar a diária as 15:00h, isto porque caso haja um atraso na saída do hóspede não será necessário efetuar estornos de diária no check-out.

 

Importante:

 

      Para que a rotina "Rodar Diária" funcione de forma correta é preciso que o Caixa seja fechado todos os dias pela manhã no primeiro turno. Isto acontece porque ao lançar uma diária na conta do cliente a data de faturamento deste lançamento é a data do caixa atual. Como o sistema não lança duas diárias na mesma data de faturamento (no mesmo caixa), então, caso o caixa atual não seja fechado e aberto um novo caixa, novas diárias não serão lançadas. Ou seja, para cada caixa uma diária.

 

O lançamento tem duas datas importantes: emissão e faturamento. A data de emissão é apenas para identificar a data no extrato do cliente. Já a data de faturamento é a data do caixa atualmente aberto. Por exemplo, hoje é dia 25, você está com o caixa do dia 24 aberto ainda, mas está fazendo um lançamento com data retroativa para o dia 22. Neste caso, na conta do cliente aparecerá 22 mas para o faturamento este lançamento pertence ao dia 24 (caixa atual). Ou seja, a data de faturamento do lançamento será sempre a data do caixa.

 

o funcionamento adequado desta rotina depende também do parâmetro "Computador exclusivo para Rodar Diária" em Parâmetros - Hotel - Preferências.