ADMH 5.0

Manutenção de Movimentações

Ocultar o Painel de Navegação

Manutenção de Movimentações

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Manutenção de Movimentações

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 As movimentações são processadas de forma bastante semelhante, por isso, apresentaremos abaixo a criação de uma nova compra que servirá como referência para todas as demais movimentações, com exceção da Transformação de Insumos que será tratada em tópico específico.

 

Dados Gerais

 

 

Setor - conforme a operação terá um significado diferente. Para mais informações leia o tópico "Movimentações de Estoque".

 

Caso você deseje fazer uma compra e requisitar todos os itens para um setor, basta apenas alterar o campo setor para o setor desejado. Desta forma, o sistema fará uma compra para o Almoxarifado e automaticamente irá gerar uma requisição para o setor. Isso é muito comum com os hortifrutigranjeiros que geralmente são entregues diretamente na cozinha.

 

No caso da transferência entre setores será solicitado o setor de origem e o setor de destino dos insumos.

 

Emissão - data de emissão do documento referente a operação, seja uma nota fiscal, um cupom fiscal, uma solicitação interna, entre outros.

 

Movimento - data do movimento, ou seja, da conclusão, da movimentação.

 

É importante ressaltar que uma movimentação de estoque recebe esta data no momento em que é concluída. E esta data é a mesma do caixa (no módulo hotel e restaurante) aberto naquele momento.

 

Documento - documento relacionado a movimentação.

 

Fornecedor - fornecedor relacionado a movimentação. Específico para pedidos, compras e devoluções de compra.

 

Outros

 

 

Operação - nome da operação.

 

Número - código do documento, ou melhor, movimentação.

 

Para cada operação, seja compra, requisição, entre outras, o código pode ser repetido. Ou seja, pode existir a compra de código 1 e a requisição de código 1. Contudo, o código é único para cada operação, ou seja, só existirá uma compra de código 1.

 

Status - status "Em aberto" ou "Concluído". Em aberto - aquelas que ainda não estão encerradas. As movimentações em aberto são, por exemplo, compras que começaram a ser digitadas mas ainda não foram completadas. O usuário pode gravá-la e deixar para concluir depois. O importante é entender que as movimentações "em aberto" ainda não fazem parte do estoque, sejam como entradas ou como saídas. Concluída - aquelas que já foram movimentadas no estoque.

 

Usuário - usuário que criou a movimentação.

 

Autorização - usuário que autorizou a movimentação.

 

É possível exigir que a movimentação seja autorizada através dos parâmetros "Exigir autorização..." em Parâmetros - Estoque - Diversos.

 

Caso a movimentação exija a autorização, a mesma poderá ser feita através do botão "Autorizar", descrito no final deste tópico.

 

Itens - esta aba mostra todos os insumos que pertencem a movimentação.

 

 

Clicando com o botão direito sobre o insumo é possível ainda efetuar as ações do menu abaixo:

 

 

Adicionar insumo pela análise abre o formulário "Saldo de Insumos" e permite que todos os insumos listados possam ser inseridos na movimentação. Imagine, por exemplo que você selecione todos os insumos em falta de um determinado grupo, por exemplo, "bebidas alcoólicas frias", e faça um pedido de todas as faltas deste grupo.

 

Saldo no setor - saldo do insumo no momento da inclusão do mesmo nesta lista.

 

Custo Médio - custo médio do insumo no momento da inclusão do mesmo nesta lista.

 

No caso de uma compra ou pedido, se o insumo estiver com o valor de custo acima do último registrado esta linha aparecerá em vermelho indicando que está havendo um acréscimo de custo.

 

Adicionar Insumo - Mais informações abaixo no tópico "Adicionar um Insumo".

 

 

Rodapé - totais relacionados a Itens (todos os itens).

 

 

Custo - representa quanto o custo aumentou ou diminuiu em relação ao custo médio atual.

 

Valor Bruto - soma de todos os insumos.

 

Acréscimos - valor a ser somado a movimentação. Pode ser um frete, uma cobrança, conforme a operação.

 

Abatimentos - valor a ser descontado na movimentação.

 

Valor Liquido - valor bruto mais os acréscimos e menos os abatimentos.

 

Valor Líquido Digitado - exigido apenas na compra para forçar uma conferência do valor total da compra. Desta forma, para concluir uma compra é preciso digitar manualmente o valor total da compra. Caso este valor seja diferente do valor líquido, será apresentada a mensagem de erro abaixo:

 

 

Duplicata(s) - Mais informações abaixo no tópico "Duplicatas da compra".

 

Observações - observações diversas sobre a movimentação.

 

 

Botões Diversos:

 

Salvar - Significa que deseja completar as informações em outro momento. Ainda não irá gerar a movimentação efetiva no estoque. Pode ser utilizada em movimentações incompletas ou que ainda não tenham a autorização.

 

Cancelar - sai sem gravar.

 

Autorizar - ao clicar neste botão o usuário pode autorizar a movimentação ou mesmo retirar uma autorização (botão vinculado). Veja o formulário para autorização abaixo:

 

É possível exigir que a movimentação seja autorizada através dos parâmetros "Exigir autorização..." em Parâmetros - Estoque - Diversos.

 

Concluir - Efetua a movimentação efetiva no estoque concluindo a movimentação. Desta forma, ela passará do status "Em Aberto" para "Concluída" e não poderá mais ser alterada.

 

Transformar em Compra - exclusivo para pedidos. Desta forma, quando for feita a entrega das mercadorias do pedido, você não precisará redigitar os itens. Podendo, inclusive fazer as possíveis correções nas quantidades ou valores entregues, bem como excluir itens não entregues e condições das duplicatas.

 

Transformar em Requisição - exclusivo para compras. Desta forma, você pode fazer uma compra e posteriormente utilizar todos os itens da compra para gerar uma requisição para um setor. Podendo, inclusive fazer as possíveis correções nas quantidades, bem como excluir itens.

 

Copiar - efetua a copia da movimentação atual para uma nova. Assim, é fácil repetir uma compra ou uma requisição, por exemplo, com bastante facilidade.

 

Imprimir - Imprime a movimentação. Veja um exemplo abaixo:

 

 

 

Devolução - gerar uma nova movimentação a partir da atual com o seguinte critério:

 

a) Compra - gera uma Devolução de compra;

b) Requisição - gera uma Devolução de Requisição;

c) Baixa de Consumo - gera um Estorno de baixa de consumo;

d) Ajuste de Entrada - gera um Ajuste de Saída;

e) Ajuste de Saída - gera um Ajuste de Entrada.

 

 

Alguns campos e botões podem não ser aplicados a determinadas movimentações.