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O relatório Informações Gerenciais apresenta três abas: Lançamentos e Recebimentos: ; a aba Indicadores Hoteleiros: ; e a aba Indicadores de Custo: distribui de forma automática os custo num método padrão do segmento. Veja abaixo cada aba:
Lançamentos e Recebimentos - demonstra a receita de lançamentos distribuídas em seus pontos de venda, os recebimentos distribuídos em suas diversas formas de pagamento. Esta aba apresenta a mesma informação do tópico Resumo de Lançamentos e Recebimentos. Veja a aba:
Quebrando paradigmas: Entendendo que lançamentos e recebimentos na hotelaria tem um realidade diferente do comércio. Primeiro, veja o relatório abaixo, e perceba que o total de recebimentos não bate com o total de lançamentos:
No formulário acima o total de lançamentos foi de R$ 3.032,00 e o total de recebimentos de R$ 1.522,00. Isto pode deixar muitas pessoas confusas porque esperavam que o total de lançamentos deveria ser o mesmo de recebimentos. Contudo, isto se aplica ao comércio mas não a hotelaria.
Veja, no comércio, o cliente entra no estabelecimento, consome e paga na saída. Ao fechar o caixa do dia o comerciante já tem em mãos todos os valores referentes às vendas do dia. Na hotelaria o cliente pode consumir no primeiro dia, e não pagar nada, no segundo, também não pagar, enfim, no último dia, no check-out ele efetua o pagamento. Desta forma, você pode até ter dias com lançamentos, mas sem recebimentos ou vice-versa. Sendo assim o saldo da conta só é zerado no check-out.
Concluindo, no momento que foi emitido o relatório acima, ainda existiam contas em aberto. Para você entender este fluxo precisa raciocinar a relação de lançamentos e recebimentos como um conta corrente, com créditos e débitos e um saldo em aberto. Na figura em destaque no formulário acima é demonstrado este raciocínio. Significa que apesar de eu ter apenas R$ 1.522,00 dos R$ 3.022,00 das vendas, ou tenho também R$ 1.510,00 nas contas dos clientes que ainda vão pagar. Desta forma, R$ 1.522,00 (recebido) + R$ 1.510,00 (a receber) = R$ 3.032,00 (total das vendas).
Indicadores Hoteleiros - apresenta diversas informações estatísticas. Veja:
UHs - Unidades Habitacionais - Apartamentos:
UHs - Corridas - Todos os apartamentos alugados todos os dias (período do relatório).
UHs - Ocupadas - Total de hospedagens no período.
UHs - Indisponíveis - Unidades indisponibilizadas através da rotina "Tornar UH Indisponível".
UHs - SGL - Hospedagens para apartamentos com 1 pessoa (SINGLE)
UHs - DBL - Hospedagens para apartamentos com 2 pessoas (DOUBLE)
UHs - TPL - Hospedagens para apartamentos com 3 pessoas (TRIPLE)
UHs - QDL - Hospedagens para apartamentos com 4 pessoas (QUARTUPLO)
UHs - QTP - Hospedagens para apartamentos com 5 pessoas ou mais
Pax - Total de pessoas, relacionadas a UHs ocupadas:
Pax - Total - Total de pax no período .
Pax - Cortesia - Total de pax em cortesia (Adultos e crianças free).
Pax - Frequência - Média de pax em cada hospedagem.
Pax - ADL - Total de Adultos.
Pax - ADL Free - Total de Adultos em cortesia (free).
Pax - CHD - Total de crianças.
Pax - CHD Free - Total de crianças em cortesia (free).
Pax - Sem alimentação - Total de pax sem nenhuma alimentação (SEM).
Pax - Café da Manhã - Total de pax com café da manhã (CAFÉ, MAP, FAP e ALL INCLUSIVE).
Pax - Almoço - Total de pax com almoço (MAP, FAP e ALL INCLUSIVE).
Pax - Jantar - Total de pax com jantar (FAP e ALL INCLUSIVE).
Outros:
Diária Média por UH - Total da receita com diárias no período dividido por UHs - Ocupadas.
Diária Média por Pax - Total da receita com diárias no período dividido pelo número total de pax das UHs - Ocupadas.
Receita total com diária - Total da receita com diária baseado nas tarifas utilizadas nas hospedagens deste período.
Taxa de Ocupação - UHs ocupadas / Uhs Corridas. Ou seja, do total possível quantas hospedagens foram feitas.
RevPar - Total de diária no período / Uhs corridas, ou seja, quando representa a diária total se dividida por cada apartamento, mesmo os não ocupados.
Indicadores de Custo - Veja tópico "Indicadores de Custo" a seguir.