ADMH 5.0

Conferência de Estrutura de Estoque

Ocultar o Painel de Navegação

Conferência de Estrutura de Estoque

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Conferência de Estrutura de Estoque

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 Esta conferência procura identificar possíveis ocorrências (não necessariamente falhas) na estrutura do estoque conforme o tópico "Estruturando o Estoque de Revenda". Veja abaixo uma relação de cada tipo de ocorrência:

 

Insumo inativo compondo ficha técnica - entende-se que ao inativar um insumo não se deseja mais movimentá-lo, desta forma, não faz sentido que o mesmo conste em alguma ficha técnica.

 

Caso o insumo realmente não seja mais movimentado, pode-se excluí-lo da ficha técnica do produto.

 

Insumo de Uso e Consumo/Imobilizado compondo ficha técnica - os insumos do tipo "Uso e Consumo" e "Imobilizado" não são indicados para a ficha técnica. Isto porque a ficha técnica no contexto do estoque é uma lista de baixa de estoque e não uma ficha técnica de receita de alimentos e bebidas. Contudo, apesar disto, os únicos insumos que serão baixados na ficha técnica serão o do tipo revenda.

 

É preciso verificar se o tipo do insumo está correto.

 

Insumo sem PDV para venda no Produto - no cadastro do produto não foi especificado onde o mesmo será vendido ao cliente, desta forma, o produto não poderá ser vendido e consequentemente o insumo não será baixado no estoque;

 

Basta apenas preencher no cadastro do produto o PDV e o setor de baixa no estoque.

 

Insumo com PDV para venda mas sem setor de baixa no produto - neste caso, apesar de existir o ponto de venda não existe o setor de baixa. Isto significa que o sistema não terá onde dar baixa no insumo da ficha técnica;

 

No cadastro do produto, acrescente ao PDV o setor de baixa do insumo.

 

Insumo sem saldo para baixa pela ficha técnica - no momento da venda do produto o sistema tentará fazer a baixa no estoque dos insumos relacionados na ficha técnica. Contudo, pelo fato de não ter saldo do insumo, a venda do produto será impedida, comprometendo a operação. Desta forma, é preciso ficar alerta para estas faltas, principalmente nos finais de semana. Uma forma de prever estas faltas é através da lista de faltas baseadas nos estoques máximo e mínimo do formulário "Saldo de Insumos".

 

Pode existir a falta momentânea de algum insumo que necessariamente representa um problema de estrutura do estoque.

 

Insumo de revenda sem ficha técnica - pelo fato do insumo de revenda ser específico para baixa no estoque, ele deve estar sempre relacionado em alguma ficha técnica. Sem esta relação seu saldo não será baixado. Para insumos específicos para transformação, seja de doses, porções, entre outros, é possível removê-los desta lista marcando no Cadastro de Insumos como "exclusivo para transformação".

 

Pode ser um erro no tipo do insumo. Entretanto, caso o insumo seja mesmo de revenda é preciso definir a estrutura: produto - ficha técnica - pdv - setor - saldo.

 

Insumo com saldo sem expectativa de baixa - existe um saldo de insumo de revenda, contudo, não existe uma estrutura de ficha técnica, pdv e setor onde este saldo possa ser baixado. Isto pode significar que este insumo ficará sem movimentação do seu saldo, ou seja, sem expectativa de baixa no estoque.

 

Caso o saldo do insumo esteja num setor errado, analise a veracidade do saldo e transfira para um setor onde ele será baixado.

 

Insumo com saldo negativo - estes insumos tiveram problemas na estrutura e suas movimentações os levaram a saldos negativos. O saldo de um insumo deve ser sempre zero ou positivo.

 

Insumo de uso e consumo com baixa automática apresentando saldo no setor - estes insumos por princípio não deveriam apresentar saldo no setor já que as quantidades requisitadas seriam automaticamente baixadas. Estas divergências podem ter sido provocadas por mudanças de tipo, falhas de baixa, problemas de versões antigas, entre outros.

 

Caso estes saldos não sejam reais deve-se fazer um ajuste de saída ou uma baixa de consumo conforme a situação.

 

Insumo com divergência no saldo - estes insumos apresentam falhas graves na composição de seus saldos. Estas divergências podem ter sido provocadas por mudanças de tipo, falhas de baixa, problemas de versões antigas, entre outros.

 

Nos casos 8 e 10 é preciso verificar mais detalhes com o suporte do ADMH.