ADMH 5.0

Apuração do Resultado

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Apuração do Resultado

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Apuração do Resultado

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 O ADMH possui três relatórios distintos para apresentar o resultado de um exercício. O primeiro é o Balanço Financeiro, que utiliza o regime de caixa para a apuração dos resultados. O segundo relatório é o Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) que utiliza o regime de competência para a apuração dos resultados. E o terceiro é o Balanço Patrimonial que ao apresentar uma posição inicial do patrimônio e uma posição final, identifica sua variação e consequentemente o resultado. Contudo, para sua melhor compreensão vamos entender do que se trata o regime de caixa e o regime de competência e como os resultados serão apurados por cada regime.

 

 Para se conhecer o resultado de um exercício é preciso confrontar o total das despesas com o total das receitas correspondentes ao respectivo exercício. É o regime contábil a ser adotado que definirá que despesas e receitas deverão ser consideradas na apuração do resultado do respectivo exercício. Assim, são dois os regimes contábeis conhecidos que disciplinam a apuração do resultado do exercício: Regime de Caixa e Regime de Competência.

 

Regime de Caixa

 

 Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas todas as despesas pagas e todas as receitas recebidas no respectivo exercício. Em outras palavras, por esse regime somente entrarão na apuração do resultado as despesas e as receitas que passaram pelas contas correntes.

 

Regime de Competência

 

 Na apuração do resultado do exercício devem ser consideradas as despesas incorridas e as receitas realizadas no respectivo exercício, tenham ou não sido pagas ou recebidas. De acordo com esse regime, não importa se as despesas ou receitas passaram pelas contas correntes (pagas ou recebidas); o que vale é a data da ocorrência dos respectivos fatos geradores.

 

 Para um entendimento menos técnico e mais prático, apresentaremos abaixo um pequeno exercício mostrando as ações e suas reações nestes três relatórios, fazendo pequenos comentários quando for necessário. Sugerimos ainda que, antes de começar o exercício, leia os tópicos referentes aos três relatórios.

 

EXERCÍCIO PRÁTICO:

 

Imagine, hipoteticamente, que você está administrando uma empresa que inicia suas atividades com os resultados zerados. Desta forma, os relatórios seriam apresentados, de forma compacta, conforme abaixo:

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

0

 

(+) Receita

0

 

(+) Disponível

0

(+) Banco

0

 

(-) Custo

0

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

0

 

(-) Despesa

0

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

0

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

0

 

 

 

 

(-) A Pagar

0

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

0

 

No módulo Estoque, efetue uma compra de R$ 1000,00 em mercadoria: 1000 latas de cerveja a um custo unitário de R$ 1,00. Parcele em duas vezes iguais de R$ 500,00:

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

0

 

(+) Receita

0

 

(+) Disponível

0

(+) Banco

0

 

(-) Custo

0

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

0

 

(-) Despesa

0

 

(+) Estoque

1.000

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

0

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

0

 

 

 

 

(-) A Pagar

-1.000

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

0

Ao ser efetuada esta compra, os títulos (contas a pagar) provenientes desta compra, são contabilizados com contas contábeis do grupo "(A) Estoque - Grupos de Insumos". Desta forma, são considerados como um patrimônio e não uma despesa. Veja mais em Contabilização. Contudo, no Balanço Patrimonial, a compra gera um crédito do estoque adquirido, pois se trata de um patrimônio, e um débito das contas a pagar, pois se trata de uma obrigação.

 

No módulo Hotel, efetue uma venda de R$ 700,00 (200 unidades de cerveja à R$ 3,50) sendo R$ 500,00 em dinheiro e R$ 200,00 em cheque. Feche o caixa da recepção (conferir se o financeiro esta integrando com o caixa da recepção):

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

500

(+) Banco

0

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

200

(-) Caixa

0

 

(-) Despesa

0

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

500

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

500

 

 

 

 

(-) A Pagar

-1000

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

500

No Balanço Financeiro (BF) só foi registrado o valor em espécie que entrou no Caixa (R$ 500,00), ou seja, o que movimentou a conta corrente.

No DRE foi registrado o total da receita, independente de sua forma de recebimento.

No DRE também foi registrado o custo das 200 latas de cerveja. Como cada lata custou R$ 1,00, o custo total de R$ 200,00. Este custo só foi efetuado porque neste produto existe uma ficha técnica definida. Mas este assunto poderá ser melhor desenvolvido no módulo Estoque.

No Balanço Patrimonial (BP) entra o crédito do dinheiro em "Disponíveis" (caixa e banco) e perceba que o estoque é deduzido do custo de R$ 200,00, ficando agora R$ 800,00 e também gerou o a receber de R$ 200,00 em cheque.

 

No módulo financeiro, efetue a baixa do título de R$ 500,00 referente a primeira parcela da compra (em dinheiro):

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

0

(+) Banco

0

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

200

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

0

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

500

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

0

 

 

 

 

(-) A Pagar

-500

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

500

No BP a partida foi dobrada, ou seja, ao mesmo tempo em que o "Disponível" foi reduzido pela saída em dinheiro, também se reduziu o "A Pagar". Ou seja, você utilizou um crédito para abater um débito.

 

No módulo financeiro baixe no banco o cheque de R$ 200,00 do cliente (cheque compensado):

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

200

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

0

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

500

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

200

 

 

 

 

(-) A Pagar

-500

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

500

No BP, agora acontece o inverso do exemplo anterior, apesar de debitar no "A Receber", creditou-se no "Disponível". Você não tem mais a receber, mas agora tem o crédito disponível no banco.

 

Crie no módulo financeiro um título a pagar de R$ 50,00 referente a conta do telefone que vence em 30 dias.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

200

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-50

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

0

 

(=) Resultado

450

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

200

 

 

 

 

(-) A Pagar

-550

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

450

No BF não alterou, pois apenas com a baixa do título pode-se movimentar as contas correntes e consequentemente alterar o BF.

No DRE foi registrada uma despesa de R$ 50,00, mesmo sem o título ter sido pago (regime de competência).

 

Efetue no módulo financeiro a baixa do título referente a conta de telefone de R$ 50,00 (item anterior) pelo banco.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

150

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-50

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

-50

 

(=) Resultado

450

 

(+) Imobilizado

0

(=) Resultado

150

 

 

 

 

(-) A Pagar

-500

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

450

Agora sim, no BF houve uma movimentação. Contudo, no DRE nada mudou. Isto porque a baixa de um título não interfere no resultado.

 

No módulo financeiro crie um título a pagar referente a uma "Mesa de Escritório" de R$ 300,00 e divida em três parcelas iguais. Contabilize com a conta respectiva de Imobilizado.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

150

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-50

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

-50

 

(=) Resultado

450

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

150

 

 

 

 

(-) A Pagar

-800

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

450

Aqui, procuramos exemplificar um caso com o item 1. Isto significa que a duplicata para o pagamento desta compra foi contabilizada como um ATIVO e não como uma despesa. Isto porque, ao ser contabilizado um título pode-se utilizar contas contábeis do grupo "(A) Imobilizado". Desta forma, não é considerada uma despesa mas um patrimônio. Veja mais em Contabilização. Contudo, no Balanço Patrimonial, a duplicata gera um crédito do "Imobilizado" adquirido, pois se trata de um patrimônio, e um débito das contas a pagar, pois se trata de uma obrigação.

 

No módulo financeiro emita um cheque para pagamento da primeira parcela da "Mesa de Escritório" no valor de R$ 100,00.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

500

 

(+) Receita

700

 

(+) Disponível

150

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-200

 

(+) A Receber

0

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-50

 

(+) Estoque

800

(-) Banco

-50

 

(=) Resultado

450

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

150

 

 

 

 

(-) A Pagar*

-800

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

450

Neste caso, foi emitido um título para pagar outro. Ou seja, na prática, não se pagou nada. Apenas quando o cheque compensar o pagamento será efetivo. Contudo, neste caso, a duplicata é baixada e o novo débito passa a ser o cheque. Neste exemplo o "A Pagar" era composto de R$ 800,00 em contas a pagar. Agora é composto ainda de R$ 800,00, entretanto, sendo R$ 700 em contas a pagar e R$ 100,00 em cheques a pagar.

 

No módulo Hotel efetue a venda de R$ 2800,00 (800 cervejas x R$ 3,50) e efetue o recebimento sendo R$ 2000,00 em dinheiro, R$ 500 em cartão (crie uma bandeira com carência de 30 dias e taxa de 2%), R$ 300,00 em cheque. Após fechar o caixa da recepção:

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

2.500

 

(+) Receita

3.500

 

(+) Disponível

2.150

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-1.000

 

(+) A Receber

790

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-60

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

-50

 

(=) Resultado

2.440

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

2.150

 

 

 

 

(-) A Pagar

-800

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

2.440

No BF só foi creditado o valor em dinheiro pelo caixa.

No DRE foi registrada a receita total, independente de seu recebimento efetivo.

No DRE foi registrado o custo (R$ 1,00 por unidade, totalizando R$ 800,00).

No DRE foi registrado uma despesa de R$ 10,00 referente a taxa do cartão de crédito. Isto porque o cartão é registrado pelo valor líquido, ou seja, descontado a taxa, contudo a taxa é uma despesa.

No BP o estoque foi reduzido, neste caso zerado.

 

Baixe o cheque de R$ 100,00 referente a primeira parcela da Mesa de Escritório.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

2.500

 

(+) Receita

3.500

 

(+) Disponível

2.050

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-1.000

 

(+) A Receber

790

(-) Caixa

-500

 

(-) Despesa

-60

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

-150

 

(=) Resultado

2.440

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

2.050

 

 

 

 

(-) A Pagar

-700

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

2.440

O cheque que foi emitido no item 8, apenas agora, na baixa, movimenta o BF.

 

Efetue o pagamento (baixa) pelo caixa (em dinheiro) da segunda parcela da compra no valor de R$ 500,00.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

2.500

 

(+) Receita

3.500

 

(+) Disponível

1.550

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-1.000

 

(+) A Receber

790

(-) Caixa

-1.000

 

(-) Despesa

-60

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

-150

 

(=) Resultado

2.440

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

1.550

 

 

 

 

(-) A Pagar

-200

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

2.440

Semelhante ao item 3.

 

Pagamento de R$ 200,00 referente a segunda e terceira parcela da Mesa de Excritório  (sendo R$ 50,00 pelo banco e R$ 150,00 em dinheiro)

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

2.500

 

(+) Receita

3.500

 

(+) Disponível

1.350

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-1.000

 

(+) A Receber

790

(-) Caixa

-1.150

 

(-) Despesa

-60

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

-200

 

(=) Resultado

2.440

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

1.350

 

 

 

 

(-) A Pagar

0

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

2.440

Atenção especial para a baixa parcial, onde um título de R$ 100,00 precisou ser baixado duas vezes. Parte pelo caixa e parte pelo banco. Neste caso, edite o título, clique no botão "baixar" e altere o campo "valor da baixa" de R$ 100,00 para R$ 50,00 e efetue a baixa no banco. Depois, edite o mesmo título novamente e clique em "baixar", altere a conta corrente de baixa para o "Caixa".

 

Pagamento de R$ 1350,00 referente a R$ 1000,00 de folha e R$ 350,00 de impostos em dinheiro.

 

Balanço Financeiro

 

 

DRE

 

 

Balanço Patrimonial

 

(+) Caixa

2.500

 

(+) Receita

3.500

 

(+) Disponível

0

(+) Banco

200

 

(-) Custo

-1.000

 

(+) A Receber

790

(-) Caixa

-2.500

 

(-) Despesa

-1.410

 

(+) Estoque

0

(-) Banco

-200

 

(=) Resultado

1.090

 

(+) Imobilizado

300

(=) Resultado

0

 

 

 

 

(-) A Pagar

0

 

 

 

 

 

 

(=) Resultado

1.090

Semelhante aos item 5 e 6 juntos. Isso significa que necessariamente não se precisa criar uma duplicata e depois baixar. Pode-se criar um movimento direto na conta corrente.

 

Importante

 

 O resultado do Balanço Financeiro será normalmente diferente do DRE e do Balanço Patrimonial para o mesmo exercício. Pode até acontecer que a longo prazo esta diferença possa reduzir ou mesmo zerar, mas é apenas uma questão hipotética. Isto acontece porque o processo financeiro é dinâmico.

 

 O resultado do DRE e do Balanço Patrimonial podem ser iguais. Isto depende da forma como os títulos são criados e editados. No BP leva-se em consideração a data de emissão do título ou movimento. Já no DRE leva-se em consideração a competência. Caso deseje que haja esta sintonia entre os dois resultados procure deixar sempre a data de emissão de um título dentro da competência de sua contabilização. Por exemplo, supondo que sua conta de luz chegou no dia 5 do mês posterior a sua competência, ao emitir o título a pagar coloque na data de emissão o último dia do mês anterior.

 

 O entendimento de todo o tópico relacionado ao financeiro que você leu no decorrer deste capítulo são fundamentais para um uso profissional do Módulo Financeiro do ADMH. Contudo, isso não significa que você só pode começar a utilizar o sistema com este conhecimento. Na prática o módulo é simples naquilo que se refere a criar e baixar títulos. Procuramos apresentar estas informações no intuito de que você possa retirar deste módulo o máximo possível. Todavia, você pode, conforme sua disponibilidade ir adquirindo este conhecimento gradativamente, entendendo que durante este processo o resultado também estará gradativamente sendo ajustado, até chegar num ponto onde a empresa considere ideal para sua operação e tomada de decisões.