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A melhor forma de entender o agrupamento de insumos é através de um exemplo. E o melhor exemplo é o caso dos refrigerantes. Normalmente eles são oferecidos ao cliente, como produtos, em diversos sabores: coca, fanta, uva, limão, entre outros. Isso exige que a pessoa que for lançar o produto na conta do cliente identifique o sabor. Desta forma é preciso existir um produto com o nome "REFRIGERANTE SABOR LARANJA", ou seja, um produto para cada sabor de refrigerante. E como é preciso dar a baixa da venda no estoque, cada produto estaria relacionado a um insumo pela ficha técnica. Este é o procedimento normal.Veja a tabela abaixo:
Produto |
Insumo Normal na ficha técnica |
---|---|
COCA-COLA |
Refrigerante Coca-Cola Lata 350ml |
FANTA LARANJA |
Refrigerante Fanta Laranja Lata 350ml |
FANTA UVA |
Refrigerante Fanta Uva Lata 350ml |
SPRITE |
Refrigerante Sprite Lata 350ml |
Contudo, para simplificar este lançamento por parte da área de vendas, deseja-se trabalhar com a venda de um único produto ao cliente chamado, por exemplo "REFRIGERANTE". Isso significa que também só existirá um único insumo, chamado, por exemplo "Refrigerantes Diversos lata 350ml". Veja abaixo a tabela que representa uma estrutura de lançamento:
Produto |
Insumo Agrupador na ficha técnica |
---|---|
REFRIGERANTE |
Refrigerantes Diversos Lata 350ml |
Caso você deseje que o cliente tenha em sua conta os sabores, apesar de ser um único estoque, a estrutura seria conforme a tabela abaixo:
Produto |
Insumo Agrupador na ficha técnica |
---|---|
COCA-COLA |
Refrigerantes Diversos Lata 350ml |
FANTA LARANJA |
Refrigerantes Diversos Lata 350ml |
FANTA UVA |
Refrigerantes Diversos Lata 350ml |
SPRITE |
Refrigerantes Diversos Lata 350ml |
Veja abaixo algumas opções para organizar o insumo agrupador:
1) A primeira forma, e mais simples, é cadastrar apenas o insumo agrupador e efetuar todas as compras com este insumo. Ou seja, numa compra de diversos sabores (10 de coca, 5 de laranja, 5 de uva e 5 de limão) você somaria todas as quantidades em um único lançamento ( 25 diversos). Esta opção é bastante prática, apesar de não deixar um histórico sobre os valores, as quantidades, enfim, as condições em que você comprou um determinado sabor de refrigerante.
2) A segunda opção é utilizar o recurso de agrupamento do Cadastro de Insumos. Para isso, como primeiro passo, cadastre o insumo agrupador, alterando o seu tipo para "Revenda - Agrupador", conforme mostra a figura abaixo, baseada no exemplo que estamos utilizando.
Como segundo passo, após cadastrar os insumos normais, entre em cada um deles e preencha o campo agrupador. Veja o caso de um dos insumos:
Na compra e na requisição continua tudo normal. Continuarão sendo utilizados os insumo normais, da mesma forma que constam na nota fiscal. A diferença é que, apesar de você fazer uma requisição do insumo normal, no estoque do setor requisitante estará sendo registrada a entrada do insumo agrupador. Isto porque na ficha técnica esta sendo utilizado o insumo agrupador, caso contrário, o sistema acusaria uma falta de estoque no momento da venda do produto.
Desta forma, é possível manter todas as informações de compra e requisição dos insumos e facilitar o lançamento dos produtos pelo garçom. O único inconveniente do agrupamento de insumos é o fato de que no setor não é possível diferenciar pelo sistema os saldos de cada sabor de refrigerante. Ou seja, caso conste no sistema 35 refrigerantes diversos, você não saberá quais os sabores, para verificar faltas ou excessos, por exemplo.
Uma outra possibilidade de facilitar o lançamento pelos garçons, sem a necessidade de utilizar o insumo agrupador é utilizando o produto agrupador. Veja mais detalhes no tópico "Agrupando Produtos".