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Abrir e Editar uma Avulsa

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Abrir e Editar uma Avulsa

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      Para abrir uma conta avulsa basta preencher o formulário abaixo:

 

 

Número - Um valor diferente do número das mesas, unidades habitacionais e avulsas já criadas. Sugerimos aqui utilizar faixas de numeração para cada tipo de avulsa. Por exemplo, contas do tipo "Funcionários" de 100 a 199.

No ADMH só é possível a utilização de números.

 

Titular - alguma informação que identifique a avulsa, não pode deixar em branco. Caso não queira escrever uma informação extra repita o número da avulsa.

 

Tipo de Avulsa - tipo pré-cadastrado em Tipos de Avulsa.

 

Conta Fixa - esta opção deve ser marcada quando se deseja que ao fechar esta conta, uma nova com os mesmos dados seja criada automaticamente. Este recurso é bastante interessante, por exemplo, em vendas de balcão, quando um cliente compra um cigarro, paga e vai embora. Ele não está hospedado e não esta em nenhuma mesa. Contudo, deseja-se que esta avulsa, de numero 300, por exemplo, seja sempre a avulsa de vendas no balcão. Por isso, ao fechar esta conta, uma nova será criada com a mesma numeração.

Apesar do número da conta ser o mesmo, trata-se de outro ID (Identificador).

 

Taxa de Serviço - especifica se deseja cobrar nesta avulsa a taxas de serviço.

 para a cobrança da taxa de serviço é necessário que sua porcentagem estejam definida em Parâmetros - Hotel - Lançamentos. Assim como os Pontos de Venda, também estejam ativados para estas cobranças.

Quando a porcentagem da taxa de serviço está definida em Parâmetros, este campo fica inicialmente marcado.

 

Consumo Interno - específico para contas onde o consumo será para colaboradores autorizados, gerentes de plantão, proprietários, cujo valor da conta não será cobrado. Identificando estas contas, é possível emitir a Análise de Consumo Interno e acompanhar os custos com este perfil de conta.

Contas de Consumo Interno só aceitam recebimento da forma "Uso/Consumo Interno".

 

Período de Entrada e Saída - Para contas avulsas simples, serve apenas como referência e para contas avulsas que representam um evento, grupo, ou conta master, pode ser utilizado o período da realização dos mesmos.

 

Observações - informações diversas da avulsa.

 

Agente - informações diversas da avulsa.

 

 

Agente - agenciador da conta, seja pessoa física, agência de viagens, operadora ou similar. O mais importante é que, ao se definir o agente a conta passa a ser dividida em subcontas: cliente e agente. Desta forma, você pode ter lançamentos e recebimentos em ambas as subcontas, cada uma com um saldo independente. Veja na figura abaixo os botões (com seta em vermelho) no extrato da conta, onde com um simples clique você pode mudar de subconta:

 

 

PDVs do Agente - pontos de vendas cujos produtos serão lançados para a subconta do agente. Informação complementar no Cadastro do Agente.

Este campo é preenchido automaticamente ao se definir o agente caso seja preenchido no cadastro do agente.

 

Excluir Produto Especial - não será faturado para o agente os produtos que mesmo sendo do PDV do agente (campo acima), estejam marcados como especiais no cadastro de produtos. Este recurso é muito utilizado para o caso de Bebidas Alcóolicas.

 

Desconto - Aba específica para determinar um percentual de desconto sobre todos os lançamentos na conta. Por exemplo, imagine uma taxa de desconto de 10%. Quando for lançado um produto de R$ 2,00 nesta conta o mesmo será reduzido para R$ 1,80.

 

Veja alguns casos onde este recurso pode ser utilizado:

 

1) No controle de Meia Pensão. Pode-se lançar um prato A La Carte em uma conta (avulsa) específica para MAP com um desconto de 100%. Desta forma, esta conta não terá um valor a pagar, evitando estornos ou descontos, e o lançamento dos pratos provocaria as possíveis baixas de porções no estoque (apenas com o Módulo Estoque Integrado);

 

2) Na conta do proprietário, caso não queira gerar receita e depois recebimentos. Sendo que o estoque  (apenas com o Módulo Estoque Integrado) seria processado normalmente pelo sistema.

 

3) Em contas para funcionários, agentes, fornecedores ou mesmo clientes, onde estes teriam um desconto especial na aquisição de alguns produtos ou serviços do hotel.

 

Um ponto negativo para este procedimento é a não contabilização deste desconto (quando se tem o módulo Financeiro).

Este campo merece atenção especial no controle de permissões dos usuários.

 

Consumo - Campos para o controle do consumo:

 

 

Consumo Mínimo - Será cobrado uma diferença caso o consumo mínimo não seja atingido. Defina no menu ÚTIL: Parâmetros do Sistema: Hotel: Lançamentos, o produto específico para o Consumo Mínimo.

 

Consumo Máximo - Bloqueia o consumo se o valor estipulado aqui for atingido.

 

Consumo Bloqueado - Bloqueia o consumo imediatamente, independente do consumo mínimo ou máximo.