ADMH 4.9

Noções iniciais sobre o estoque

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Noções iniciais sobre o estoque

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Noções iniciais sobre o estoque

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 O primeiro passo para entender o módulo estoque é saber que ele não controla produtos, mas insumos. No comércio, geralmente, o estoque é controlado pelo produto, ou seja, ao vender um produto, supondo que seu estoque fosse de 100 unidades, baixaria para 99 unidades. Porém, quando se trata de estoque de empresas que trabalham com alimentos e bebidas e desejam controlar custos, o estoque passa a ser controlado pelo insumo. Ou seja, existe um produto chamado "COCA-COLA" e precisa existir um insumo chamado "Refrigerante Coca-Cola Lata 350ml". Neste caso o produto é apenas um nome fantasia, isto porque o estoque será controlado pelo insumo e não pelo produto.

 

 No caso citado acima pode parecer redundante cadastrar a "COCA-COLA" como produto e como insumo, contudo, este modelo se aplica a situações mais complexas. Veja, vamos a um segundo exemplo, o drink chamado "CUBA LIBRE", neste caso o produto, ao ser vendido precisa baixar no estoque dois insumos: uma lata de coca-cola e uma dose de rum. Para finalizar, vamos ao terceiro e último exemplo. Imagine uma "PORÇÃO MISTA DE FRIOS", neste caso o produto, ao ser vendido precisa baixar três insumos que leva em sua composição: 250g de queijo provolone, 250g de salame e 250g de peito de peru. A esta lista contendo os insumos que devem ser baixados do estoque no momento da venda de um produto chamamos de ficha técnica. Veja abaixo a ficha técnica dos três exemplos citados:

 

Produto vendido

Insumo a ser baixado no estoque (ficha técnica).

COCA-COLA

um refrigerante coca-cola lata 350ml.

CUBA-LIBRE

um refrigerante coca-cola lata 350ml e uma dose de rum.

PORÇÃO MISTA DE FRIOS

250g de queijo provolone, 250g de salame e 250g de peito de peru.

 

 Apenas para fixar, veja algumas diferenças entre produtos e insumos:

 

Produto

Insumo

não controla o estoque

controla o estoque

descrição para o cliente (cardápio)

descrição para o fornecedor

venda

compra

resultado final da receita

ingredientes da receita

 

 

 Entendida a diferença da forma de controlar o estoque no comércio e no ramo de alimentos e bebidas e a diferença entre produtos e insumos, podemos dizer que o módulo estoque, de forma simples, se resume na movimentação de insumos nos setores. Por isso vamos, a princípio, entender estes conceitos principais.

 

Insumo: são todas as mercadorias utilizadas de maneira direta ou indireta na preparação dos produtos e serviços. Desde materiais de limpeza, passando pelos ingredientes dos pratos até os insumos que serão vendidos ao cliente, tudo é insumo. Os insumos são os itens que irão compor uma nota fiscal de compra, por exemplo. Nos exemplos anteriores os insumos são a lata de refrigerante, a dose de rum, o queijo provolone, o salame e o peito de peru.

 

Setor: no ADMH o estoque é setorial, ou seja, o saldo do insumo estará sempre vinculado a um setor. O setor mais importante é o setor número zero: o almoxarifado. Mas você pode criar quantos setores precisar. Assim, é preciso se acostumar com a distribuição dos insumos nos setores. Por exemplo, você pode ter 10 latas de refrigerante no estoque do setor "almoxarifado", mais 20 latas no setor "bar" e mais 15 latas no setor "restaurante". Logo, você tem 45 latas de refrigerante distribuídas em três setores. Para mais informações consulte o tópico cadastro de setores.

 

Movimentação: movimentar neste contexto significa dar entrada ou saída no saldo do insumo no setor. Dar entrada é o mesmo que aumentar o saldo, por exemplo, tinha 10 unidades, entrou mais 2, ficou 12 unidades. Saída, significa diminuir o saldo, por exemplo, tinha 10, saiu (baixou) 2 unidades, logo, o saldo ficou de 8 unidades no estoque. Mais informações sobre movimentações no tópico "Movimentações de Estoque".