ADMH 5.0

Produtos e Serviços

Ocultar o Painel de Navegação

Produtos e Serviços

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Produtos e Serviços

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

      O cadastro de Produtos e Serviços é a base para o Lançamento de Produtos e Serviços nas contas. Apenas os produtos cadastrados aqui poderão ser lançados para os clientes. Veja abaixo o formulário de Seleção de Produtos e Serviços:

 

 

Fichas Técnicas - Impressão das fichas técnicas de cada produto, relacionando os insumos que devem ser baixados na venda de cada produto.

 

Insumos por Ficha Técnica - Impressão dos Insumos com seus respectivos produtos relacionados. Assim é possível verificar em quantos produtos determinado insumo é utilizado. Aplicável apenas com o Módulo Estoque.

 

Veja abaixo o formulário com os campos que compõe o cadastro de produtos:

 

 

Código - é sugerida uma numeração automática crescente. Contudo, você pode alterar este número conforme sua necessidade. Para estabelecimentos que já possuem um cardápio com os itens numerados é importante planejar a numeração.

 

Tipo - escolha entre produto (para mercadorias) ou serviços.

 

Grupo - aqui você estará selecionando um grupo previamente cadastrado no Cadastro de Grupos de Produtos.

 

Descrição - nome do produto ou serviço. Evite nomes muito longos quando for trabalhar com impressão em bobina. Aqui, mais uma vez, é importante o planejamento para facilitar a digitação pelos diversos usuários.

 

Unidade - defina a unidade de venda, seja em LATA (LTA), em GARAFA (GRF), ou mesmo UND.

 

Preço - preencha aqui com o valor de venda do produto. Caso deseje que o preço seja definido no momento do lançamento deixe o preço zerado. Isto é interessante principalmente para serviços, como lavanderia, por exemplo, onde você quer definir apenas o valor total.

 

Tempo de preparo - tempo que o produto demora para ser produzido a partir do pedido. Além de definir o tempo de preparo é preciso marcar o campo "Controla Pedido", descrito a seguir.

 

Controla Pedido - Ativa o controle de pedido. Para utilização deste recurso é necessário ativá-lo no Parâmetros - Hotel - Diversos.

 

Inativo - inativa o produto tirando da seleção padrão.

 

Favorito - adiciona o produto da lista de favoritos do Lançamento via Mapa de Contas.

 

Especial ou Bebida Alcoólica - identifica o produto para filtro na aba "Agente" da hospedagem evitando que este produto seja faturado para o agente mesmo que o PDV seja do Agente. Um caso prático é identificar como especial todas as bebidas alcoólicas.

 

Prod.Agrupador - consulte Agrupando Produtos.

Agrupador - consulte Agrupando Produtos

 

Imagem - Imagem PNG com tamanho máximo de 103x76 pixels. Se for utilizado o tamanho máximo a imagem usará todo o espaço e precisará vir com o nome do produto (se achar necessário). Tamanhos menores a imagem será centralizada horizontalmente. Se encontrar imagens em outros formatos basta salvar em PNG. Esta imagem será exibida no formulário de Venda de Balcão.

 

Descritivo do Produto - Será exibido no formulário de Venda de Balcão.

 

Detalhes pré-cadastrados - Informações que serão sugeridas como detalhe no lançamento de produtos. O sistema soma todos os detalhes dos parâmetros do sistema (:ÚTIL :Parâmetros do Sistema :Hotel/Restaurante :Lançamentos :Complementos para lançamento de produtos), mais os detalhes do Grupo de Produto, mas os detalhes definido neste campo.

 

PDVs -  Na tabela de Pontos de Vendas se define onde o produto poderá ser lançado. Apenas nos PDVs listados o produto poderá ser lançado. Ao se teclar "F5" ou clicar com o botão direito sobre a tabela será aberto o formulário abaixo:

 

 

Normalmente não se consegue excluir um produto pelo fato do mesmo já ter sido utilizado em algum lançamento. Uma sugestão é apagar a lista de PDVs, desta forma, ele não poderá mais ser lançado. Você pode ainda inativa-lo para ele não aparecer nas seleções.

 

Ficha Técnica -  Nesta  tabela se define quais os insumos serão baixados no estoque (aplicável apenas com o Módulo Estoque) quando o produto for lançado. Ao se teclar "F6" ou clicar com o botão direito sobre a tabela será aberto o formulário abaixo:

 

 

Itens de Vistoria -  Nesta  tabela pode ser definido quais os itens de vistoria devem ser acrescentados na conta do cliente ao ser lançado este produto em sua conta. Para compreender melhor, vamos a um exemplo: supondo que você tenha um produto chamado "TOALHA EXTRA". Isso significa que na prática você cobra do cliente uma taxa por esta toalha. Contudo, no momento do check-out, você quer que seja conferido se o cliente não esta levando a toalha. Então você cadastra um item de vistoria chamado "TOALHA", por exemplo, e acrescenta ao produto "TOALHA EXTRA". Desta forma, toda vez que for lançada uma "TOALHA EXTRA" na conta do cliente será acrescentado uma "TOALHA" em sua lista de vistoria. Este processo, combinado com parâmetro "Verificar lista de vistoria antes do check-out", em Parâmetros - Hotel - Preferências, fará com que não seja possível fazer o check-out sem que as toalhas sejam devolvidas.

 

 

Favoritos Automáticos - Você pode definir os produtos mais vendidos nos últimos 3 meses como favoritos automaticamente. Será exibida a mensagem abaixo:

 

 

Então você pode definir quantos produtos deseja tornar favoritos. Os 10 mais vendidos? Os 20 mais vendidos? E então preencher a quantidade do formulário abaixo:

 

 

Esta rotina dos favoritos não desmarca os favoritos anteriores.