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Criação e edição de títulos

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Criação e edição de títulos

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Criação e edição de títulos

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 Para criar e editar um título, seja a pagar ou a receber, seja uma conta, um cheque ou um cartão, o procedimento é similar. Veja:

 

Dados do Título - comum para todos os títulos.

 

 

Data de Emissão - Data em que o título foi emitido. Não confundir esta data com a data do cadastro do título, apesar de poder ser a mesma.

 

Na elaboração do Balanço Patrimonial a data de emissão do título será a referência para o período analisado.

 

Caso você deseje que o DRE e o Balanço Patrimonial sempre tenham resultados idênticos, utilize a data de emissão dentro da competência que será utilizada na contabilização do título.

 

Vencimento - Data de vencimento deste título, ou seja, a data provável de sua baixa, seja a pagar ou a receber.

 

A data de vencimento precisa ser maior ou igual que a data de emissão.

 

Parcelamento - veja o tópico "Parcelamento".

 

Titular - Pode ser um Agente, um Cliente, um Fornecedor ou um Funcionário. É necessário primeiro definir o cadastro que será utilizado e depois escolher pelo nome ou código o titular. Se for um título a pagar o titular é o credor, se for um título a receber o titular é o devedor.

 

 

O cadastro de fornecedores tem uma abrangência de fornecedores de produtos e serviços, não apenas de mercadorias.

 

Conta Corrente - É a conta corrente onde o título será baixado. Contudo, trata-se apenas de uma prévia, no momento da baixa, pode-se definir outra conta corrente. Entretanto, é sugerido sempre seguir a tendência normal onde se espera a baixa do título, isto porque, no Extrato de Conta Corrente, estes títulos podem ser tratados como prévia, auxiliando na previsão dos saldos futuros das contas correntes.

 

Histórico e Documento - Estes campos são responsáveis por identificar de forma objetiva o propósito do título. Geralmente são utilizadas abreviações, termos comuns, referência (competência), entre outros.

Nos cheques o campo "Doc" será sempre o número do cheque precedido de "CH". Por exemplo: "CH 000034".

 

Valor Líquido - Valor líquido do título.

Ao lado do valor aparecerá a palavra "Crédito" ou "Débito" apenas para confirmar a natureza do título. Nos títulos a pagar aparecerá "Débito" e nos títulos a receber aparecerá "Crédito".

 

Tipo - O tipo do título tem a finalidade de criar subgrupos de títulos, podendo, por exemplo, separar títulos em boleto e em duplicata. Posteriormente, na seleção de títulos, poderá ser feita esta seleção. Mais informações no cadastro de Tipos de Títulos.

 

Duvidoso - específico para o Fluxo de caixa, onde é possível "Não considerar títulos duvidosos".

 

Cobrança - específico para Contas a Receber (relacionado a emissão do boleto bancário):

 

 

Cheque - na emissão do cheque os campos abaixo também serão solicitados:

 

 

Caso seja um cheque a pagar e o controle de cheques esteja ativado em Parâmetros - Financeiro - Integração e Outros não serão permitidos cheques não cadastrados anteriormente. Contudo, cheques com a numeração repetida serão controlados mesmo sem a ativação deste parâmetro.

 

Quando for um cheque a pagar os dados serão cadastrados automaticamente com os dados da conta corrente definida acima, faltando apenas a número do cheque.

 

Se você optar pelo parcelamento, o número do cheque definido aqui será o primeiro número e os demais seguirão em ordem crescente.

 

Cartão - na emissão de um cartão os campos abaixo também serão solicitados.

 

 

Os campos "Número do Cartão" e "Autorização" são opcionais.

 

Contabilização - maiores informações em Contabilização de títulos e movimentos.

 

 

Aqui em especial utilizamos uma contabilização com duas contas contábeis da mesma natureza. Nos cartões a receber, por exemplo, devem ser utilizadas também duas contas, sendo uma da receita (C), "Receita de Produtos e Serviços" e outra de despesa (D) "Taxa Administrativa de Cartão". Este procedimento será automático na integração com o caixa do Módulo Hotel ou Restaurante.

 

Vínculo - Esta aba informa a origem e o vínculo do título. A origem pode ser de 5 tipos:

 

a) Sem Origem, ou seja, foi criado diretamente pelo usuário;

b) Caixa da Recepção, ou seja da integração do Módulo Hotel ou Restaurante;

c) Aquisição de Materiais, ou seja de uma compra do Módulo Estoque;

d) Baixa de Título, ou seja, é um título que baixou outro título (baixa vinculada); e

e) Saque de Cheque, ou seja, foi criado automaticamente no saque de um cheque.

 

O vínculo é uma descrição mais detalhada da origem. Por exemplo, se for uma origem de "Aquisição de Materiais" o vínculo vai informar a que compra este título está vinculado.

 

É importante entender que apenas os títulos e movimentos sem origem, ou sem vínculo, serão listados no DRE. Isto porque, se fôssemos considerar todos os títulos, poderia existir redundâncias de despesas, por exemplo, quando se emitisse um cheque (que é um título) para pagar contas a pagar (que também são títulos).

 

Observações - Aba simples com maiores informações a respeito do título.

 

 

Esta aba não será exibida nas diversas relações de títulos, por isso, informações fundamentais devem estar nos campos histórico e documento.

 

Títulos relacionados à baixa - Esta aba lista todos os títulos que foram baixados com a emissão deste título. Este assunto está melhor desenvolvido na "Baixa com títulos Vinculados". No exemplo abaixo, foi emitido um cheque baixando dois títulos.

 

 

 

Baixa - Apresenta a relação de baixas que este título já recebeu. Veja:

 

 

Dê um clique duplo na baixa para editar detalhes desta baixa. Será apresentado o formulário abaixo:

 

 

 

Botões

 

 

Confirmar - grava os dados da criação ou edição.

 

Sair - sai sem gravar.

 

Baixar - consulte o tópico "Baixa e Estorno de Baixa".

 

Imprimir - imprimi o título com todos os seus títulos relacionados, caso haja. Semelhante a uma cópia de cheque.

 

Log - todos os registros de ações relacionadas a este título.

 

Boleto - Emissão de boleto bancário (específico para contas a receber).

 

Cancelar título - Cancela o título.