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Como identificar os custos?

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Como identificar os custos?

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Como identificar os custos?

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CONCEITOS

No ADMH o resultado é composto pelo tripé “RECEITA (módulo Hotel) – CUSTO (módulo Estoque) – DESPESAS (módulo Financeiro)”. A RECEITA são todos os lançamentos de produtos e serviços efetuados nas contas dos clientes. As DESPESAS são todos os gastos como folha de pagamento, água, energia, telefone, entre outros. E o CUSTO é a baixa de estoque do insumo, seja pela Baixa de Venda , Baixa de Consumo e seus respectivos estornos.

Para entender melhor os custos é preciso entender o momento da Baixa de Venda e da Baixa de Consumo:

BAIXA DE VENDA - ocorre quando é feito um lançamento de um produto que possui um “insumo de revenda” em sua ficha técnica. Chamamos este custo de CUSTO DIRETO, pois, é possível relacioná-lo diretamente ao produto vendido.

BAIXA DE CONSUMO - ocorre na requisição de “insumos de uso e consumo com baixa automática” ou na baixa de consumo direta. Chamamos este custo de CUSTO INDIRETO, pois, não é possível relacioná-lo diretamente ao produto vendido.

Perceba que no cadastramento do insumo é possível definir que tipo de custo ele estará gerando:

a)INSUMO DE REVENDA –> BAIXA DE VENDA PELA FICHA TÉCNICA –> CUSTO DIRETO
b)INSUMO DE USO E CONSUMO –> BAIXA DE CONSUMO –> CUSTO INDIRETO

Para mais informações sobre insumos de revenda e uso e consumo veja o tópico ”Tipos de Insumos”.

Vamos a um exemplo prático:

a)Simulando a compra dos insumos “refrigerante coca-cola 350ml” (revenda) e “gelo em cubos” (uso e consumo com baixa automática) no almoxarifado.

b)E entendendo que o insumo “refrigerante coca-cola 350ml” faz parte da ficha técnica (FT) do produto “COCA-COLA” com baixa pelo PDV Restaurante e setor de estoque Restaurante:

c)Vamos realizar uma requisição dos insumos para o setor Restaurante:

d)Após a requisição o relatório “Saldo dos insumos” apresenta os seguintes saldos:

Como requisitamos todos os refrigerantes para o setor Restaurante o saldo do mesmo no almoxarifado ficou zerado e no restaurante constam os doze. Contudo, repare que o mesmo não aconteceu com o gelo. Era de se esperar um estoque de 3 litros de gelo no Restaurante. Mas isso não ocorreu porque o gelo é um insumo do tipo “uso e consumo com baixa automática”. Ou seja, após a requisição ele já é automaticamente baixado. Veja a Ficha Kardex do insumo “Gelo em Cubo”:

 Caso o gelo fosse um insumo sem baixa automática, precisaríamos efetuar a baixa de consumo manualmente. Contudo, em ambos os casos o insumo será reduzido do estoque e gerado o custo indireto.

e)Após lançar o produto “COCA-COLA” na conta do cliente será efetuada a Baixa de Venda do insumo “refrigerante coca-cola 350ml”, pela ficha técnica, reduzindo o estoque e gerando um custo direto. Veja a Ficha Kardex do insumo refrigerante ao o lançamento do produto “COCA-COLA”:

 

RELATÓRIOS

Entendendo os conceitos acima é possível visualizar os custos nos seguintes relatórios:

1)No relatório “Seleção de Custos” no módulo Estoque, menu Gerencial:

2)Nos relatórios “Baixa de Venda” e “Baixa de Consumo”, no módulo Estoque, menu Movimentações:

3)No DRE, no módulo Financeiro, no menu Relatórios.
4)Em “Informações Gerenciais”, na aba “Indicadores de Custos”, no módulo Hotel, menu Gerencial:

Nos grupos de produto e grupos de insumo é possível definir grupos de resultado que vão gerar os indicadores de custos.

CONSUMO INTERNO

 O relatório “Análise de Consumo Interno” trás informações de custos, contudo, específico a contas tipo “consumo interno” onde os custos diretos seguem o raciocínio das baixas de venda, mas, o custo indireto é calculado por aproximação baseado em uma porcentagem definido no cadastro de pontos de venda. Por isso, não é considerado um relatório de custo propriamente dito, mas, uma análise aproximada de custo de alimentação de gerentes e funcionários que consumiram dentro do hotel a trabalho.

CUSTO DE LIGAÇÃO TELEFÔNICA

 O valor de custo das ligações telefônicas se refere apenas ao valor aproximado que a operadora pode estar cobrando do hotel pela ligação. Serve como referência para a cobrança da ligação do cliente acrescido da margem de lucro. Contudo, neste contexto de CUSTO que estamos abordando neste tópico, ele viria a ser uma DESPESA a ser lançada no Financeiro quando chegar a conta telefônica. O CUSTO para o sistema esta relacionado apenas as Baixas de Venda e Baixa de Consumo.

CUSTO AVANÇADO

No cadastro de competência existem outras ferramentas que podem ajudar na apuração e ajuste de custos:

a) lançamento manual de custos diretos e indiretos;

b) rateio de custos indiretos entre setores;

c) apropriação de custos indiretos entre setores; e

d) repasse de custos de alimentação inclusa na diária.

 

No financeiro, é possível criar títulos e movimentos contabilizados diretamente nas contas “CUSTO DIRETO” e “CUSTO INDIRETO”.

CONCLUSÃO

 Os custos apresentados em seus diversos relatórios vão depender da forma com os cadastros de pontos de venda, setores, produtos e insumos foram estruturados. Por isso é importante ter uma visão geral do resultado para estruturar estes cadastros de forma a atingir o formato desejado. Para mais informações veja o tópico “Estruturando o Estoque de revenda”.

 Na explicação acima, para facilitar o entendimento, foram omitidas as movimentações de Estorno de Baixa de Venda e Estorno de Baixa de Consumo. Ambas as movimentações interferem nos custos de forma a reduzir os mesmo.