ADMH 5.0

Análise de clientes ativos e inativos

Ocultar o Painel de Navegação

Análise de clientes ativos e inativos

Tópico anterior Próximo tópico Sem diretório para este tópico Não é possível expandir texto neste tópico  

Análise de clientes ativos e inativos

Tópico anterior Próximo tópico Requer JavaScript JavaScript é necessária para a expansão do texto JavaScript é necessário para a função de impressão Envie-nos comentários sobre este tópico!  

 Este relatório tem a finalidade de identificar os clientes ativos e inativos baseando-se no intervalo entre as hospedagens dos mesmos. O que é uma referência bastante prática porque identifica a frequência em dias com que o hóspede tem retornado ao hotel. Assim é possível identificar os clientes mais ativos, os menos ativos e até os inativos, podendo efetuar trabalhos de recuperação de clientes de forma bastante prática, como por exemplo o envio de um e-marketing promocional. Veja abaixo o formulário:

 

 

Entendendo os filtros:

 

Titular/Cliente - filtre um cliente específico

 

Ocupação inicial e final - filtre um ano, mês ou período específico e todas as hospedagens que estiveram no hotel neste período serão analisadas.

Hospedagens para o mesmo cliente no mesmo período serão consideradas apenas uma hospedagem.

 

Posição das contas - defina uma ou mais opções abaixo ou deixe em branco para todas.

a) Fechadas - somente as contas já encerradas, ou seja, efetuado o check-out (recomendado).

b) Abertas - contas em ocupação.

c) Reservas Confirmadas

d) Reservas não confirmadas

 

Qt.Hosp.acima de - Apenas os clientes que estiveram hospedados mais de X vezes.

Utilize 0 (zero) para listar também os cliente que só estiveram uma vez no hotel.

 

Status - Selecione apenas os clientes ativos ou inativos ou deixe em branco para todos.

 

Tolerância para Ativo - Para explicar este campo é preciso entender os conceitos. Veja:

IDUH - Intervalo Desde a Última Hospedagem. Ou seja, faz quantos dias que o cliente esteve no hotel pela última vez?

IEH Máximo - Maior Intervalo Entre Hospedagens. Ou seja, qual foi a vez que ele demorou mais para voltar ao hotel?

A tolerância é IDUH dividido por IEH Máximo. Ou seja, em relação ao período que ele mais demorou para voltar, quanto tempo já passou?

Se a divisão for menor que 1 significa que o tempo que ele esta demorando para voltar ainda é menor que IDUH.

Se a divisão for maior que 1 significa que ele, desta vez, esta demorando mais tempo para voltar.

A tolerância vai definir até quando você acredita que este cliente poderá voltar e por isso ainda o considera ativo.

Acima desta tolerância você já não acredita no retorno do cliente sem um estímulo extra (promoção, novo contato)

 

Estudo de caso cliente 1

 

Hospedagens:

1) 09/09/2011

2) 03/05/2013 (602 dias depois)

3) 20/12/2013 (231 dias depois)

Hoje 29/08/2014 (já se passaram 252 dias desde a última hospedagem)

A referência das datas é sempre a data do check-in

 

O cliente 1 esteve hospedado no hotel pela primeira vez em 09/09/2011.

Depois voltou pela segunda vez no dia 03/05/2013, ou seja 602 dias depois.

Teve hospedado pela terceira vez em 20/12/2013, ou seja 231 dias depois.

A vez que ele mais demorou (IEH Máximo) foi 602 dias.

Na média ele demorou entre as hospedagens 417 dias ( (602+231) / 2 ).

Desde a última vez que ele esteve no hotel (20/12/2013) até hoje (29/08/2014) já se passaram 252 dias (IDUH).

O índice (IDUH/IEH Máximo) é igual a 0,42 (602/252).

Ou seja, a demora desta vez ainda é menor que a demora mais longa.

Se a tolerância para ativo é de 1,50 então este é um cliente ativo.

 

Estudo de caso do cliente 2

 

Hospedagens:

1) 05/12/2010

2) 04/12/2011 (364 dias depois)

Hoje 29/08/2014 (já se passaram 999 dias desde a última hospedagem)

 

O cliente 1 esteve hospedado no hotel pela primeira vez em 05/12/2010.

Depois voltou pela segunda vez no dia 04/12/2011, ou seja 364 dias depois.

Desde a última vez que ele esteve no hotel até hoje já se passaram 999 dias (IDUH).

O índice (IDUH/IEH Máximo) é igual a 2,74 (364/999).

Ou seja, a demora desta vez representa quase três vezes a demora mais longa.

Se a tolerância para ativo é de 1,50 então este é um cliente inativo.

Aqui entra o trabalho da área comercial para recuperar este cliente.

 

Enviar e-mail em lote - Lista os modelos de e-mail relacionados ao cliente e envia e-mail para todos os clientes listados que tenham o campo "e-mail" preenchido.