Backup, é melhor prevenir do que remediar

Por Editor ADMH, em 30 de abril de 2016.

A importância de organizar e acompanhar sua rotina de backup

As informações da sua empresa são um bem de grande valor. Elas são fundamentais para a sua operação. Sem elas, tudo trava, seus clientes ficam sem respostas e é preciso muito retrabalho para tentar minimizar os problemas e prejuízos, às vezes irreversíveis. Por isso, manter uma cópia de segurança (backup) de seu banco de dados é muito importante. Aqui vale o famoso ditado português: “É melhor prevenir do que remediar”. Conheça neste artigo algumas ferramentas da nova versão 5.0 do ADMH que podem lhe ajudar a manter sempre um backup para qualquer emergência. Espero que você não precise, mas se precisar…

ENTENDENDO OS ARQUIVOS DE DADOS
Todas as suas informações do ADMH ficam concentradas em dois arquivos: base principal (ADMH.GDB) e base do correio (CORREIO.GDB). Todos os demais arquivos podem ser reinstalados, contudo estes dois não. Por isso, todo esforço em relação ao backup deve se concentrar nestes dois arquivo. Eles ficam, geralmente, na pasta principal do sistema no caminho “C:\ADMH\”. O seu tamanho vai depender do perfil e tempo de uso, porém, quanto maiores, mais informações possuem, mais importante se tornam e mais cuidados exigem.

BACKUP CONVENCIONAL
Fazer um backup no ADMH é bastante simples. Basta acessar o menu “Útil – Backup” e clicar no item desejado, seja para fazer o backup local ou remoto, da base principal ou do correio:

Toda vez que você fecha o caixa, automaticamente o sistema processa o backup local. Contudo, você pode fazer simples ajustes que lhe darão muito mais segurança:

BACKUP EXTRA
Defina mais de um local, em especial fora do servidor. Você pode utilizar um Pen Drive ou um HD Externo. E pode também, em rede, gravar em um terminal. Para isso, basta definir em parâmetros do sistema os caminhos para o(s) backup extra(s):

BACKUP AUTOMÁTICO
Se você não tem uma rotina de caixa diária, ou deseja gravar com uma certa frequência, pode utilizar ainda o backup automático. Na figura acima, por exemplo, esta programado para fazer o backup a cada 6 horas. Assim, a Central de Serviços fará o backup das duas bases automaticamente.

BACKUP REMOTO
Para aumentar ainda mais a segurança você pode fazer backups remotos. Ou seja, seus dados ficam na nuvem. Você pode configurar um local próprio ou utilizar o provedor da ADM. Os backup remotos são gravados por dia da semana, assim você pode ter até 7 backups remotos de cada base. Veja abaixo um exemplo de backup de dois dias (Sexta e Sábado):

Contudo, o backup remoto não é recomendado para bases muitos grandes, em especial quando seu fornecedor de internet oferta uma baixa velocidade de upload. Mas pode ser muito útimo até você ter uma rotina estruturada de backup ou em condições onde julgue necessário.

ACOMPANHAMENTO
Mas isso não é tudo! É fundamental que você acompanhe para ver se o Pen Drive ou HD Externo continua conectado na máquina e possuem espaço disponível. Se o caminho de rede do terminal continua válido. Se a Central de Serviços conseguiu conexão na internet no momento do backup. Se o backup remoto foi concluído com sucesso. Enfim, consulte os locais onde definiu para serem geradas as cópias para ter certeza de que suas informações estão seguras. Na barra de status você pode verificar quando foi realizado o último backup:

DIVERSOS OUTROS RECURSOS
Alguns clientes optam por fazer o backup do servidor como um todo, e não apenas dos dados do ADMH. Ou possuem bases maiores e preferem algumas ferramentas de terceiros que realizam o backup através de espelhamento, sincronização ou serviços de nuvem. Seja qual for a sua escolha, o mais importante é manter alguma rotina disciplinada de acompanhamento.

LIMPEZA E REDUÇÃO
O ADMH possui algumas ferramentas para limpeza e redução da base de dados que podem tornar o backup mais rápido. Uma delas é a restauração, que geralmente elimina lixos da base de dados. Outra é a redução propriamente dita com a exclusão de registros antigos de log, bilhetes, etc. Solicite auxilio ao suporte para que possamos analisar e lhe ajudar com estas rotinas.

Backup realizado com sucesso! Bons sonhos…

Robert Godoy
Desenvolvimento e Qualidade
ADM Desenvolvimento de Sistemas